- Bem, para quem já programa, este post não irá ajudar muito. O
público alvo é quem acabou de adquirir o Arduino e não sabe como usar.
Lembrando que há
um post mostrando como fazer o seu próprio Arduino Severino (Click aqui).
Bem, se você
ligarem o seu Arduino, perceberão que haverá um LED aceso o tempo todo, que
indica que está ligado. E um LED conectado ao pino 13 que estará piscando em
uma certa frequência.
Este programa é o
Blink, cujo o código fonte está nos exemplos. (File >
Exemplos > Basics > Blink).
Bom, pra quem
manja no C, não vai ter problemas maiores para programar. Como este post não
ensina a linguagem C, então eu vou ficar devendo um "resumão" do que
você precisa para conseguir programar o Arduino.
Continuando, há
algumas novas funções que vocês devem saber para que servem.
Obs.: Você já deve
ter percebido que há duas funções no código: void setup() e void loop() que são
funções OBRIGATÓRIAS.
_________
void setup();
- Responsável pela
configuração de pinos e outras configurações mais avançadas.
void loop();
- Função de loop
infinito. Esta função vai ficar em loop o tempo todo. Se não houver necessidade
para o loop, basta criar uma outra função ou, programar no próprio setup();
pinMode(x
,OUTPUT/INPUT);
- Função que define
um pino como entrada ou saída, onde 'x' é o pino desejado.
digitalWrite(x,HIGH/LOW);
- Função que
define um pino 'x' em HIGH (valor lógico 1) ou LOW (valor lógico 0),
podendo assim ligar ou desligar um LED por exemplo.
delay(x);
- Função que
espera um tempo 'x' (em milissegundos) para que depois a rotina continue
normalmente.
A partir disso,
vocês podem brincar a vontade, fazendo piscar LEDs em todas as portas síncrona
ou assincronamente.
Outras funções
de entrada e saída:
By: Fabrício José M. de Jesus
Um comentário:
O famoso pino 13...
Postagem boa demais, Fabrício! :)
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