sábado, 13 de julho de 2013

Carregador Portátil

(fonte da imagem: Engenhocas)

AVISO: Se você não tem nenhuma noção de elétrica e eletrônica, PARE!
Você deverá ter o mínimo de experiência no assunto para pelo menos não dar um curto circuito e/ou danificar o seu aparelho.
Eu não me responsabilizarei por danos ao seu dispositivo. Seguindo este tutorial à risca e tomando todos os cuidados, não haverá nenhum problema.
Mas se está aqui apenas para ler, fique à vontade.


- Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum a presença de Smartphones no nosso cotidiano. Trazendo com eles acesso à internet, GPS e entre outras comodidades.
O grande problema está relacionado com a bateria que pois o consumo destes dispositivos, que muitas vezes possuem processadores dual-core ou superiores, é muito elevado. Além disso a tela também consome muita energia.

Muitas vezes você está em algum lugar onde não possui energia elétrica mas precisa seu celular ligado em casos de emergência. Mas, e se você tivesse um carregador portátil? Seja no meio do mato, no ônibus ou na ausência de energia elétrica, ainda assim você poderia carregar o seu celular. Como? Siga este tutorial!


OBS.: NÃO FUNCIONA COM IPHONE!

_

Você vai precisar de:
  • 1 conector USB fêmea*
  • 1 CI regulador de tensão 7805* 
  • Fios para conexão*
  • 1 recipiente plástico*
  • 1 chave liga e desliga
  • 1 capacitor cerâmico ou de poliéster de 100nF ou 0,1uF
  • 1 capacitor eletrolítico de 100uF
  • 1 LED
  • 1 resistor de 150Ω ~ 300Ω
  • 1 protoboard de fenolíte ou fibra de vidro
  • 1 bateria de 9V
  • 1 conector para a bateria de 9V
Exceto o recipiente plástico, todos os outros componentes podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de eletrônica. É só chegar lá e pedir.
Porém você pode encontrar o regulador de tensão 7805 em fontes de alimentação. Geralmente você os encontra na placa dessa forma clique aqui. Mas certifique-se de que existe os números 7805 no CI, pois, existem similares que não possuem a mesma função.

Se você já teve um MP3/4/5/ETC, provavelmente veio um cabo extensor USB. Caso você tenha um, você pode usá-lo e não precisar comprar o conector fêmea.

O recipiente plástico vai servir como um case onde você vai colocar todo o circuito para proteger de choques ou curto-circuitos. No meu caso, utilizei um recipiente de desodorante.

Os fios, você pode conseguir dentro dos cabos de rede. Cada metro de cabo de rede possui 8 metros de fios com 8 cores diferentes e custa aproximadamente R$ 1,20.


Além disso você vai precisar de ferro de solda, solda, pistola de cola quente e alguma ferramenta cortante para abrir espaço para os componentes no recipiente plástico.


Primeiramente você deverá colocar todos o componentes na placa de forma que você consiga desenha o circuito abaixo.


(fonte da imagem: Tecmundo)

Raparem que o capacitour de 100uf tem um lado positivo e negativo e você deve respeitar isto, caso contrário, não funcionará de forma correta. Já o outro capacitor não tem polaridade.
O resistor pode variar de 150 ohms a 330 ohms. Quanto maior a resistência menor será o brilho do LED. Mas lembrando da Leide Ohm, quando menor a resistência maior a corrente e esta não poderá superar os 30mA que um LED suporta no máximo. Então use no mínimo 150 ohms.

O CI 7805 também possui um ordem nos pinos, então, olhando o CI de "frente", o primeiro pino recebe tensão de 7V a 32V, o segundo pino é o GND (terra) e do terceiro pino saem os 5V totalmente estabilizados.

Eu aconselho que vocês não soldem o conector fêmea e a chave diretamente na placa. Solde fios nestes componentes e os fios nas placas. Assim ficará mais fácil pra prendê-los no case e você não vai se preocupar em fazer um corte cirúrgico no seu recipiente. Basta cortar do tamanho certo e prender com cola quente. Eu também soldei o LED por fios, mas aí é com vocês. 
Vocês podem deixar o LED exposto ou deixá-lo dentro do recipiente. Eu optei por deixar dentro e obtive um bom resultado. A iluminação interna ficou muito boa.

O conector USB possui um padrão, então veja essa imagem para ter uma ideia dos pinos que vai usar. Lembrando que vamos usar apenas o +5V e o GND. Padrão USB.

Se preferir, cole primeiro os componentes que ficam presos no case. Como o conector USB, a chave liga e desliga e o LED. Depois prenda a parte do circuito.
Outra dica é soldar os fios porém cortá-los e só soldá-los novamente quando tudo estiver preso.
Ficará mais ou menos assim.

(fonte da imagem: Engenhocas)

Depois cole tudo com cola quente para que nenhum fio venha a se soltar.

Bom, agora antes de conectar o seu celular, apenas coloque a bateria e ligue a chave. Se o LED ligar, é um bom sinal. Então pode ligar o seu dispositivo despreocupado que vai funcionar.



(fonte da imagem: Engenhocas)

Quanto a autonomia do carregador, ela será tão boa quanto a qualidade da sua bateria.
Lembrando que isto não substitui em custo e eficiência o seu carregador padrão, mas na ausência de energia elétrica com certeza irá te ajudar.

Esta postagem estará sujeita a mudanças, então se tiver dúvidas ou correções não exitem em comentar.







By: Fabrício José M. de Jesus

3 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber quanto tempo dura a bateria. Quantas vezes da para carregar ? Obrigado

Fabrício disse...

Então, em relação ao tempo de carga, ela é diretamente proporcional à qualidade da sua bateria de 9V.
Vou fazer os cálculos e vou postar quanto dura exatamente uma bateria comum, levando em conta os parâmetros ideias para cada componente eletrônico.
Não postei por que pode variar... mas vou deixar a equação pronta para que vocês calculem.
Não postei por que não vi necessidade de obter valores exatos, mas já que você pediu, eu vou fazer.
Aguarde a alteração.

Junio Indiara disse...

Com bateria de 9v acaba sendo inviavel. Ensina fazer um que utiliza bateria de celular e que possa ser recarregado..